domingo, 2 de maio de 2010

Ciúmes..*

'Tenho ciúmes, nem imaginas (os ciúmes que tenho). Queria que fossem só meus, esses fiapos de atenção que distribuis pelos outros ao longo do dia. Tenho ciúmes da vizinha com que te cruzas ao descer as escadas, que passa apressada e sombria se apercebendo do teu perfume. Tenho ciúmes da colega que partilha contigo o elevador, respirando ambos o mesmo ar, e partilhando aquele bom dia casual, e aquele sorriso rotineiro. Tenho ciúmes da recepcionista que chega por trás e se debruça perigosamente sobre essa nuca que é minha, para te mostrar um documento qualquer; e da empregada do restaurante, que recebe o teu pedido, sugerindo-te as especialidades do dia, e a quem sorris alheio enquanto encomendas um vinho qualquer da lista. Tenho ciúmes de quem se senta ao teu lado e usufrui de toda a tua atenção; da moça que vai a conduzir, a quem dás prioridade e deixas passar à frente com um aceno de cabeça e um olhar de raspão, desfocado mas atrevido (são os meus olhos que assim o vêm, dizes tú, mas eu tenho ciúmes). Tenho ciúmes da menina do caixa na loja que se demora nos trocos. Tenho ciúmes das que olham para ti na rua e te prescrutam o dedo anelar, tentando perceber se és casado, se estás disponível ou se ambas as coisas. Tenho ciúmes das que têm coragem para te abordar de rompante num bar ; da doctora da farmácia onde avias as receitas, do tempo que demoras ao balcão, fazendo conversa, conferindo dosagens, pedindo recibos. Tenho ciúmes da velhinha da pastelaria que te conhece há anos e que te tremelica uns bons dias com familiaridade deslocada. Tenho ciúmes da tua empregada, que limpa e arruma os restos de ti que sobram pela casa quando não estás, recolhendo em sacos de aspirador os teus cheiros e os teus perfumes. Tenho ciúmes, nem imaginas (os ciúmes que tenho).' ~Sofia Vieira*

1 comentário: