sexta-feira, 16 de julho de 2010

Eterna saudade.*


Muitos que hoje conheço não sabem como eu era antes . Poucos sabem que eu não ria com as pessoas, e muito menos dava confiança para que as pessoas chegassem perto. Poucos sabem que somente os meus amigos me aturavam, e não era um grande número de amigos que tinha, porque a maioria se cansava e ia embora. Poucos sabem que eu falava muito, mas nunca de mim. Hoje os meus amigos podem contar comigo para sair, para ouvir os seus problemas e sabem que sempre que eu tiver um assunto que deseje partilhar irei contar sem que eles perguntem. Mas isso é hoje. Houve tempos que eu não falava, que eu só escrevia . Trancava-me no quarto sozinha e escrevia. Entre lágrimas, papel , e caneta escrevia e dia seguinte continuava a viver sem precisar incomodar os outros com os meus dramas. Continuo a fechar-me no quarto e a escrever os meus problemas, mas hoje sei que posso também falar porque afinal os meus amigos gostam de me ouvir e melhor ainda podem ajudar-me a sair do fundo do poço. Hoje sei que não preciso esconder os meus textos, porque as pessoas lêem, as pessoas se identificam, aconselham, partilham experiência, e uma dor partilhada é menos dorida, com certeza. Mas a verdade é que eu não descobri sozinha.. de certeza que os amigos que tenho hoje se afastariam (tal como muitos fizeram) se me tivessem conhecido nessa altura: fria, mal humorada, critica e alheia ao mundo. Mas ela não fugiu, mesmo quando eu a espantei e a disse na cara ' sabes eu não gosto de ti'.. ela não se afastou. e lembro até hoje quando ela sentou-se comigo e perguntou-me 'como foi a tua primeira vez?' e eu contei uma historia enormeeeee, de como nos havíamos conhecido, e de como chegamos aos 'entretantos' ela riu-se e disse ' Vânia és virgem'. eu olhei para ela sem saber o que pensar. já tinha mentido para tanta gente e toda gente tinha acreditado porque ela não acreditava. afinal na minha escola o papo era esse ' a minha primeira vez foi...' eu já me sentia a desenquadrada da turma , não podia ainda ser a desenquadrada virgem (adolescência não é fácil digerir) , por isso menti tantas vezes. mas ela não acreditou porquê , perguntava-me eu. ela disse que eu não devia ter vergonha de ser virgem e sim sentir-me orgulhosa por esperar pelo tempo certo. e assim fomos ficando amigas, eu com uma certa desconfiança mas já dando o braço a torcer. até que um dia o tal dia chegou, a tal virgindade foi dar uma volta e nunca mais voltou. fui a escola como sempre e ninguém disse nada, no fim do dia lá fui ter com ela, não iria falar nada se ela não pedisse que eu falasse (eu era assim não falava se não me quisesses ouvir mesmo sabendo que para as pessoas terem opção de escolha, ouvir ou não, eu tinha que começar a falar). Então cheguei para ela e não disse nada, conversamos e de repente do nada ela diz: 'Ayunni (era assim que gostavamos de chamar uma à outra) aconteceu alguma coisa que me queiras contar?' eu fiquei perplexa. afinal de contas antes ninguém perguntava se tinha algo para falar, se estava bem, ninguém , nem em casa, nem na rua , ninguem queria saber, e de repente ela aparece e nota que tenho algo a falar como se tivesse poderes de adivinhação. ainda perplexa respondo ' talvez' ela pergunta ' queres falar?' eu respondo ' não sei' ela diz ' ok acho que fiz uma pergunta desnecessaria. vais falar ou vamos ficar aqui ate amanha. Tua mae vai ter que ligar a minha para poderes ir para casa' ri-me e comecei a falar, falei tanto que acabou-me a saliva toda , falei de mim, dos meus pais, dos colegas, de tudo que escrevia , que não dizia e que sentia, ela olhou para mim e perguntou: ' como te sentes' eu não entendi e perguntei-lhe 'como assim?', ela ' como te sentes agora que falaste o que sentias?' eu: hmm bem. aliviada' e ela com um sorriso na cara respondeu-me ' é para isso que servem os amigos.. é para isso que sirvo. e sempre estarei aqui para te ouvir mesmo quando não quizeres falar, sabes que sou boa a obrigar'. rimos as duas e assim começou uma grande amizade. de amigas as pessoas começaram a chamar-nos de irmãs, e as nossas mães diziam que eramos irmãs que tinham sido separadas a nascença. e mesmo quando ela foi estudar para bem longe as coisas não mudaram, cartas, emails telefonemas, telepatia tudo servia para manter a amizade. quando ela vinha de ferias aí ninguém nos separava, a minha mãe já dizia para eu fazer a mala e ir viver com ela já que passava muito tempo em casa dela e a mãe dela dizia o mesmo quando era o contrário que acontecia. Passamos por tanta coisa que contada não expressa nem metade do que sentimos na hora. E por isso algumas pessoas não entendem porque falo dela como se tivesse estado com ela a menos de um mês, as pessoas não percebem como é que 6 anos depois eu levo-a sempre comigo como se acabasse de falar com ela ao telefone. as pessoas não entendem tudo que a nossa amizade significou, as pessoas não fazem ideia do quão importante ela foi para mim e sempre sera na minha vida. as pessoas dizem ' epa yah voces eram muito amigas quase irmãs, mas hoje tens outras amigas', mas elas não sabem que ela foi muito mais que uma amiga. talvez porque eu nunca as contei essa historia, afinal este era o nosso segredo, pelo menos por uma vez eu tinha algo bom para guardar p mim sem precisar partilhar com ninguém e sem precisar ficar triste por isso.

Foste embora mas ensinaste-me a ser feliz, a sorrir para vida, a encarar a vida com positivismo, e é quando vou abaixo que mais sinto saudades tuas, porque me percebias como ninguem conseguiu perceber-me até agora, percebias-me pelo meu olhar, sem palavras, simplesmente sabias. Amar-te-ei sempre e nunca me irei esquecer de ti. NUNCA.

Muitas saudades tuas minha ayunni. Descansa em paz e continua a olhar por nós aí de cima.

(não fiques triste por não estar a rir agora, como canta Boss Ac : não são lágrimas, são rimas de saudades).. Miss u*


17.07.10 - 00:34hrs


2 comentários:

  1. nao sei se fico triste com o qe li pelo facto de alguem assim na vida de otro alguem se foi, ou se fico feliz pelo simples facto de saber qe se existe esta vania qe conheco eh gracas a uma pessoa tao maravilhosa qe chegou a tua vida ..

    o texto eh simplesmente divinal . e com coisas dessas qe eu digo qe milagres existem e qe aqi na terra ha anjos disfarcados de pessoas ..

    ResponderEliminar
  2. Sorrindo com tristeza... Nem vou dizer nada de mais pq disseste tudo. Estou feliz porque ela surgiu na tua vida e te tornou nessa pessoa espectacular q és... q eu amo demaizzz :)...

    ResponderEliminar