domingo, 11 de abril de 2010

Recomece*


'A vida não é dificil, as pessoas é que a dificultam' quem nunca ouviu essa frase? E é essa complicação e dificuldade que as pessoas trazem para as nossas vidas que torna a nossa vida tão dificil. Feridas que grudam na pele, lembranças que calejam, magoas que se eternizam. E é por conta desses pedacinhos do passado que muitas vezes martirizamos o presente.
Eu mando uma mensagem para ele, ele demora responder, aí eu ligo e ele não atende. Primeira coisa é lembrar que a um ano atraz , o tal passado não atendeu porque estava a dar aquela escapatoria habitual para alguns homens, mas não usada por outros tantos. E são esses outros tantos que se dão mal, coitados. E quando tas no auge da zanga ligas para uma amiga e contas que ele não te atendeu, e ela com todo conhecimento que obteve ao longo dos 23 anos de vida, responde algo que te lembra a música do Samson ' abre o olho, fica esperta, o homem com quem andas não é teu homem' , com mais essa para multiplicar as tuas duvidas, decides mandar uma mensagem zangada , com insultos, injurias, e calunias. Ele inocente acorda e lê as mensagens , liga-te e pede desculpas. Mas tu acreditas tão fielmente na tua propria verdade que achas que ele realmente te esta a enganar, afinal isso ja aconteceu tantas vezes não é? Porque tinha que ser diferente desta vez?
E apartir dai as culpas só aumentam. Ele é ate acusado de ter causado o aquecimento global, as cheias e todas calamidades que possam vir a acontecer.
Então as discussões começam, os ciumes se monopolizam e lembras que isso também faz parte do teu passado. E gritas que basta, não queres mais. Problemas já tiveste os suficientes no passado e não precisas deles. Derepente como quem não quer nada, o fim mostra a cara. Acabou.
E é sozinha no quarto, entre músicas românticas e caixas de bombons que descobres que a realidade é que culpaste o teu presente pelo que sofreste no passado.

Hoje em dia eu vejo muita gente a fazer isso. Como arma de defesa , ou talvez só por voz da experiência, mas agindo como se não quizessem que o passado se voltasse a repetir e acabando por viver o actual amor pela metade.
O problema é que as pessoas são tão diferntes que é impossivel iguala-las. Por mais que duas pessoas te magoem, de certeza que não será da mesma forma, nem pelo mesmo motivo. Por isso não há como saber se desta vez será diferente se não nos predispomos a arriscar. E o mesmo acontece quando a relação passada era boa ( ou acabamos por nos acostumar a ela), e aí por qualquer motivo acaba e começamos uma nova, passamos o tempo a comparar as pessoas, a reparar no que o presente não faz , mas o passado por sua vez fazia, e seguimos amando em pedacinhos.
A verdade é que as historias de amor nunca serão iguais, se o Antonio te fez feliz, deixa o João tambem ter a sua chance, se não conseguires com o João talvez seja porque não estas ainda preparada para abrir o coração para outra pessoa. E aí surge o tempo para sossegar os corações apressados. E de certeza que um Fernando te poderá fazer feliz. E se foi o fernando que te magoou. O João não tem culpa. Ele veio de uma relação cheia de dores com a Maria e só quer ser feliz contigo.. Sim contigo. Somente contigo. Deixa as dores sofridas com o Fernando, o João ta ali para ti. E se não consegues enchergar isso, sossega. Sossega que o teu tempo chegará. Só nao culpes o teu presente pelas historias vividas no teu passado. Não o faças . Pensa que se a história com o Fernando não deu certo é porque existia um joão que estava para vir. Talvez não precisasses sofrer tanto para encontrar o tal João, mas ca por mim se encontrasses o amor da tua vida sem nem buscar por ele, sem guerras, e lagrimas, não saberias nem notar que esse era o amor da tua vida. Os outros foram historias que tiveste que escrever no caderno da tua vida, historias de lutas, de conquistas, de perdas, de alegrias, de tristeza e acima de tudo de crescimento , foram historias que serviram somente para preparar-te para o tal amor. Mas para conseguires fazer do passado conquista , tens que conseguir fazer do presente uma Vitoria, dificil mais alcançada.

Sem comentários:

Enviar um comentário