sexta-feira, 10 de junho de 2011

Um namorado, pode, sim, sair sozinho com os amigos, embebedar-se até as tantas horas e ficar falando de mulher. O que há de errado nisso? Em contrapartida, a namorada pode até dar uns beijinhos na boca das amigas de brincadeira. E ter amigos do sexo masculino com quem ela anda de mãos dadas. Afinal, são só amigos, o que tem?

Mas o grande problema começa quando algo que teoricamente é julgado 'normal' agride o companheiro. Aquele abraço que sempre se deu ao amigo, derepente converte-se em ofensa e falta de respeito.

A verdade é que namoros, diferente de casamentos, nunca tiveram um "contrato", nem uma legislação associada. O que melhor se pode fazer é conversar. Pois acima do casal, tem cada indivíduo, e cada indivíduo tem seu próprio código internalizado.
Em um relacionamento, se expressar é mais do que um direito, é um dever!

Mas aí vem outro dilema : e se ela se sente desrespeitada pela tentativa do companheiro de podá-la? Nesses casos , acredito eu, que ela não pode (nem deve) mudar. E se ele sente que o que ela faz o agride? Conclusão? No meu entender, eles são incompatíveis! E aí, infelizmente, deve-se escolher: ou ele passa por cima dele mesmo ou passa por cima dela. Em ambos os casos, eles acabam se machucando - ou a si mesmos ou ao outro.

A verdade é que amar não prende um casal. Mais do que amar, é preciso ter conceitos parecidos de vida e expectativas semelhantes a respeito dos relacionamentos. É tudo muito mais complexo do que parece ser.

312 dias por ano. Essa é a média de freqüência de brigas de um casal, segundo pesquisa britânica. Isso porque o estudo é britânico, o povo mais educado do mundo.
Parece assim que as comprometidas passam mais tempo brigando do que fazendo amor.

Mas e as solteiras? Será que tem mais paz?Que nada! Quando se esta solteira, passa-se 365 dias por ano brigando consigo propria! Porque daí não temos como transferir nossos conflitos internos pra outra pessoa.

Projecção é o nome do problema. Quando temos alguém ao nosso lado, temos em quem jogar nossos conflitos internos. E daí parece que é do outro os nossos próprios problemas. Temos a quem culpar! Afinal, é muito mais fácil e cômodo apontar o dedo para o outro do que pra nós mesmos. O tal “outro” faz a mesma coisa. E daí, ficamos na defensiva: o problema é dele, e não meu. Se o problema é dele, eu fico livre de pensar que o problema é meu. Daí a estagnação das relações. Daí as separações. Ou não.

Complicou? E quem disse que era fácil?

Mas uma sábia amiga disse-me hoje: “o problema está quando o casal pára de brigar, porque é sinal que desistiram do relacionamento. Se um casal não briga, é por pura preguiça de discutir o que vai errado”. Porque errado sempre está. Afinal, se a gente tem conflitos até com a gente mesma, imagina com outra pessoa! Não é normal uma relação harmônica. Pode desconfiar quanto parecer. Enquanto há briga, é sinal de que ainda resta esperança (ou seria ilusão?) de que as coisas mudem pra melhor.

Paz verdadeira não existe, a não ser para os monges e padres que desistiram do amor a dois. Na vida real, paz é sinônimo de comodismo.

(in http://quer-namorar-comigo.blogspot.com)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ciara em Maputo




Ciara e Fat Joe em Moçambique? Não nego que fiquei espantada. Não escuto muito rap e por isso do Fat Joe pouco sei, mas já acompanhei muito as músicas da Ciara ,muito embora agora acho que ela não tem feito musicas muito a meu gosto, ou eu é que tenho estado alheia as novidades musicais, mas a realidade é que fiquei mesmo com vontade de ver -lhe em palco. Ignorei o facto de, como toda gente, achar que o estádio estaria a transbordar de pessoas e que não haveria espaço nem para respirar, ignorei, a possível confusão de carros, pessoas e bebidas, ignorei o frio que achei que iria sentir, e lá fui ao espectaculo. Well, Decepção maior não podia encontrar. O estádio não chegou a encher, tinham bancadas inteiras vazias, o frio era horrível, e o pior os cantores estavam a milhas de distância e eu so os podia ver e tirar fotos pelo enorme plasma que por ali existia. Mas lá aguentou-se . Não falarei da performance dos cantores moçambicanos porque já os conheço a todos e valorizo o trabalho de cada um. mas eu queria mesmo ver a Ciara. Veio primeiro o Fat Joe que impressionou-me pela positiva, compreendeu o facto de estar tão longe do público, desceu do palco, e correu pelo campo para cumprimentar a todos. Realmente fiquei estupefacta . A Ciara??? Well, ela é mais do que eu pensava. Muito bonita, com uma voz linda, e dança que é uma coisa louca.
Sim a organização do show foi pessimaaaaaaaaaaaaaaaa, mas que outra oportunidade teria eu de ver a Ciara em palco ? :)

Valeu o frio e alguns outros inconvenientes.

segunda-feira, 6 de junho de 2011


Estou completamente aberta a críticas, desde que venham de alguém inteligente. *

Na série Traffic light que comecei a acompanhar a pouco tempo aconteceu algo que me fez rir por ser tão verdadeiro.
Um deles , irei chamar Tom porque sinceramenta ainda não sei os nomes, tinha decidido viver com a namorada. e de alguma forma isso começou a cansar-lhe porque eles passavam o tempo todo juntos e o unico momento que ele podia relaxar era enquanto conduzia para o serviço, so que até nesse momento ela ligava. Numa dessas vezes enquanto falava com ela, ele recebe a chamada de um amigo , 'deixa-a em espera' e atende a chamada do amigo, mas (claro) ele não tinha exactamente posto a chamada da namorada em espera e sim a do amigo, e acabou dizendo a ela que estava cansado e que preferia que lhe atropelassem com um camião a ouvir-lhe todos dias a caminho do serviço. Deu-se mal claro.
E como não podia deixar de ser, Homem também pede conselho aos amigos e ele lá foi pedir um conselho ao amigo casado . Resposta?
-ok fizeste asneira, mas isso resolve-se. eu tenho um amigo que vende flores. manda para ela as flores do perdão (amei o nome). e não fales com ela até que as flores sejam entregues e ela te desculpe.
e ele lá fez isso. quando chegou a casa ela estava toda sorridente e já quase o desculpava (se bem que essa comigo não cola, flores não me fazem esquecer uma boa zanga, mas vale pela intenção), so que entretanto ele decide dizer algumas palavras para se desculpar. Aí é que se deu mal. Homem não tem essa capacidade de dizer a coisa certa no momento certo. Porque vejam como a conversa decorreu:
- Desculpa pelo que ouviste, fiquei um pouco assustado. Desde que começamos a morar juntos, o tempo no carro é o unico que tenho livre.
- Como? (ela já perdeu o sorriso)
- Não, não era isso que queria dizer, queria dizer que é o unico tempo que tenho puramente apreciavel (ahhh sériooo?)
- Desculpa se a nossa relação te faz sentir como um escravo (ohhhh)
- Eu não disse que estava sem liberdade. eu disse que não tenho liberdade (uau, ele só melhora a cada resposta)...

E por aí foi. E isso só deixou.me com mais certeza de que Homens e Mulheres são de ilhas diferentes.. Sem dúvida*




Ela a conhecia há muito tempo, alias ela a conhecia deste que se conhecia a si própria. Elas cresceram juntas, onde uma ia a outra seguia. Aprontaram muito, como qualquer criança. Cresceram, seguiram rumos diferentes. Não se separaram, apenas retiraram a cola que as ligava permanentemente, num tempo em que não existiam namorados, nem filhos, nem escola, e nem trabalho. Num tempo em que tempo era o que elas tinham em demasia, e nesse tempo elas eram inseparaveis. Hoje elas são mais do que isso. Hoje elas não se vêm todos os dias, mas cada uma sabe que pode sempre contar com a outra.
Ela deu-me muito, com ela partilhei muitos bons momentos, e ainda fazemos graça deles. Ela deu-me um sobrinho lindo, e não existe nada melhor que ouvi-lo dizer 'tia eu sei que es minha fã'... Embora esteja provado que ele é que é meu fã :P
Família não se escolhe, mas se tivesse chance não escolheria outra.

* Sabádo foi a festa do aniversário destes meus dois amores, minha irmã de leite e meu primeiro sobrinho, e adivinha quem ganhou as primeiras fatias (de cada aniversariante) de bolo??? nem preciso dizer. só aviso que não foram cunhas, nem tenho costas quentes (como todos aos risos diziam), foi mais do que isso. Muito mais. Obrigada meus amores pelo carinho Love u both*